Páginas

Cursos Gratuitos

quarta-feira, dezembro 12, 2012

História de um campeão!

   

     A pedido de amigos, aqui relato como transformei um bicudo canto curió, em um bicudo com canto de bicudo e infelizmente notas de curió que não lhe deixa de jeito nenhum... Tudo começou em uma conversa com meu amigo Carlos Soares de Porto Alegre, sobre sua insatisfação de ter pego um bicudo filhote e misturado com curiós... Ele veio de um criatório na época de grande referencia, um bicudo filhote no qual foi de uma cruza entre o magnifico Dragão Negro do criatório Maracajá de São João del Rei, em Minas Gerais, esse bicudo hoje esta com o grande amigo do Criatório Caviana, senhor Airton Junior. 
     Bom, este filhote veio para meu amigo para ele iniciar na época uma criação de bicudos, sendo que não tinha experiencia com esta espécie e criava alem de Cardeais, Trincas e alguns Curiós, como veio novinho, chegando em Porto Alegre ficou ouvindo os curiós cantando direto e sabemos que tanto bicudos como curiós pegam canto com muita facilidade, enfim, me relatando esta insatisfação toda, sugeri que me passasse este bicudo que Eu que estava sem criar nada naquele momento por estar construindo, seria possível que o canto retornasse ao canto alto mogiana como de origem! Eu tinha ainda minha cabine e naquela época pesquisei com inúmeros amigos criadores sobre a possibilidade de encartar desta vez o canto de origem do pássaro, o trabalho foi demorado, pois o bicudinho já quase todo preto cantava como se fosse um curió, comecei a tentativa, coloquei então o CD do bicudo Fiote e comecei a tentar resgatar o canto. 
     Fui criticado por inúmeras pessoas e até me gozavam que bicudo com canto de curió seria difícil e que deveria devolver o bicudinho ao amigo, mesmo assim fui teimoso e comecei o tratamento com o bicudo no caso com canto errado referente a sua espécie, assim levei 3 anos de CD na cabine e um dia então resolvi tira-lo e ver como estava a situação  e tive uma grande surpresa, pois o bicudo estava cantando como um bicudo e claro com notas de curió, pelo menos foi uma tentativa que a principio deu certo, claro que escutando hoje todos irão dizer que ele tem notas de curió e o canto tem falhas, mas o que é constatado na realidade é que mesmo o bicudo preto ainda pode se consertar e até mudar seu canto. 
     Depois deste momento fui convidado por Nelson a participar de torneios de canto livre, e nestas tentativas o bicudo hoje conhecido como Negresco, conseguiu tirar 5 troféus no ano de 2011. Desde esse dia respeitei o bicudo e comecei a tentar reproduzir com ele, para que pelo menos a sua genética tenha continuidade, pois é um pássaro muito bom e inteligente. 
     Mesmo com o canto com defeito ele se superou e largou o canto que pegou de curió que de bicudo não tinha nada, isso foi uma grande conquista! Hoje ele canta muito e estamos quase acasalando ele com a fêmea Monza, que veio do criatório do seu Nilson, ela mãe de alguns campeões. Esta história nos mostra que com carinho e dedicação tudo é possível  mesmo que não seja em 100% de qualidade, mas que tudo podemos quando amamos nossos alados e respeitamos!





4 comentários:

  1. Grande campeão vc tem, grande merda vc é... ÍNUTIL

    ResponderExcluir
  2. merda é vc, seu babaca, que desrespeita os outros e não diz o nome.

    ResponderExcluir
  3. parabens por essa atitude em acreditar na inteligencia dos bicudos e um passaro incrivel que surpreende cada vez mas.

    ResponderExcluir
  4. parabens por essa atitude em acreditar na inteligencia dos bicudos e um passaro incrivel que surpreende cada vez mas.

    ResponderExcluir