Páginas

Cursos Gratuitos

sábado, agosto 03, 2013

Os perigos da papa caseira.



Embora não encorajamos nem vendamos filhotes na papa, vamos falar sobre cuidados com filhotes de aves, especialmente sobre o cuidado com a alimentação e as papas caseiras. 
Confiram a pergunta que recebi de um de nossos leitores: “Olá, eu estou com um filhote de sabiá e estou alimentando ele com mingau de fubá enquanto não providencio a Papa Industrializada. Ele pode morrer pela falta de minerais, proteínas, ferro e etc? Um gavião pegou ele e soltou em seguida (acho que em altura inferior a 60 cm). Quando peguei o filhote ele estava com dois ferimentos no pescoço, parecia não ser grave. No dia posterior ele amanheceu com o olho inchado. Esse inchaço pode ser devido à queda?”

Na época de cria, recomendamos o uso exclusivo de Papinha para Filhotes industrializados. Este é um alimento completo, cientificamente desenvolvido para alimentação de filhotes do nascimento ao “desmame”.

A alimentação manual deve imitar o que acontece na natureza. O alimento oferecido deve apresentar as mesmas características daquele fornecido pelos pais, rico em enzimas digestivas e microorganismos capazes de colonizar o trato gastrointestinal do filhote. Papas caseiras, como mingau de fubá, não apresentam enzimas digestivas, probióticos e prebióticos em sua composição. Desta forma, não serão digeridas, ficarão estagnadas no papo do animal propiciando a fermentação do alimento e desenvolvimento de fungos, uma das causas mais comuns de morte de filhotes de aves.

O estresse da captura do filhote, junto com a queda e os machucados, podem ter propiciado o desenvolvimento de uma infecção no olho. Os filhotes são muito frágeis e facilmente adoecem, por este motivo os cuidados devem ser redobrados.

Seguem alguns itens que merecem atenção:

- Alimente-o somente com Papa para Filhotes Industrializado.

- Mantenha o ninho sempre limpo, pode ser utilizada uma caixinha como ninho e papel toalha como forro.

- Aqueça o ninho com uma lâmpada 60 W. Proteja a lâmpada para não ficar muito claro durante a noite.


Fonte: https://www.facebook.com/Criadourommskalos?hc_location=stream

Nenhum comentário:

Postar um comentário