Páginas

Cursos Gratuitos

quarta-feira, setembro 10, 2014

POR QUE CRIAR PÁSSAROS EM DOMESTICIDADE.

1) Preservação da Espécie:
A destruição do ambiente natural torna obrigatória a criação de pássaros em domesticidade para garantir o direito à vida de várias espécies.
“A proteção, o uso sustentável e o manejo da fauna silvestre em busca do equilíbrio ambiental podem e devem ser feitos pelo Governo e a Sociedade de forma integrada no sentido de defender o que é de todos: o patrimônio natural do Brasil, bem de uso comum de todos os brasileiros e garantia para as futuras gerações.” (IBAMA).
“Cada pássaro licenciado que se cria na gaiola, ocupará certamente o lugar de outro que seria retirado da Natureza. É uma contribuição direta para o desestímulo ao tráfico.” (Confederação Brasileira dos Criadores de Pássaros Nativos - www.mma.gov.br). Atualmente a criação de pássaros, licenciada pelo IBAMA, representa a esperança na preservação de espécies.
2) Aprimoramento Genético:
A criação em domesticidade permite o aumento dos cuidados com a saúde dos animais e a seleção genética, evitando assim a extinção de várias espécies.
3)Aumento de empregos diretos e indiretos:
A criação de pássaros demanda cuidados muito específicos e uma ampla dedicação por parte dos criadores, exigindo a manutenção de um ambiente saudável para estes animais. Tais ações contribuem de maneira significativa no aumento de empregos diretos e indiretos o que possibilita a contratação de veterinários, tratadores, secretária, administradores, biólogos, entre outros. Estas ações geram também a produção, fabricação e comercialização de rações, sementes, equipamentos eletrônicos, laboratórios veterinários, gaiolas e etc.
4) Aumento de impostos arrecadados pelo Governo:
Aumentando o dinheiro arrecadado pelo governo federal, estadual e municipal com a obrigatoriedade dos impostos com comercialização dos pássaros reproduzidos em domesticidade, dos serviços e insumos a eles associados, surgem novas possibilidades de investimento na preservação do meio ambiente.
5) Cumprimento do Tratado Internacional IAIA de preservação:
Mais de 150 paises assinaram o Tratado Internacional IAIA obrigando o incentivo à criação em domesticidade de forma legal, diminuindo a procura por pássaros ilegais.
6) Propicia o entretenimento saudável e Terapia Ocupacional:
A faixa etária dos criadores de pássaros é elevada, que tem como hobby a reprodução de pássaros em cativeiro. A relação de amor com os pássaros é tão intensa que colabora com tratamentos de depressão e doenças relacionadas a esta.
7) Preservação da Cultura brasileira:
Desde os índios brasileiros, mantivemos o hábito de manter pássaros em domesticidade. Hoje os mantenedores se tornaram criadores e o número é muito maior, colaborando para preservação das nossas heranças culturais e tradições.
8) Reintrodução a natureza:
“Enquanto a devastação de seus habitats naturais não tiver uma solução a curto prazo, os criadores serão detentores de um banco genético, com espécimes domésticos/nativos em quantidade superior aos silvestres. Parte deste “estoque” poderá ser utilizado em programas de reintrodução a qualquer momento, obedecidos os protocolos legais que envolvem a questão.” (Confederação Brasileira dos Criadores de Pássaros Nativos -www.mma.gov.br).
9) Exportação de pássaros reproduzidos em domesticidade:
Ajuda equilibrar a balança do comércio exterior e gerar mais divisas para nosso país.
10) Contribuí diretamente para o desestímulo ao tráfico de pássaros:
O tráfico ilícito de animais visa o lucro e não se importa se as espécies irão sofrer danos físicos ou não, o tratamento dado por estas pessoas prejudica o desenvolvimento dos pássaros e contribuem para sua extinção já que se resume a retirada brutal da natureza. Já os criadores licenciados pelo IBAMA estimulam a compra legal de espécies, protegem-nas da extinção, dão os cuidados, alojamento, a alimentação, assistência a saúde, à reprodução e ao aprimoramento genético de forma adequada para que estes animais possam viver com qualidade. Estas pessoas admiram o canto e beleza de seus pássaros dando a eles uma vida saudável. Assim, a criação de pássaros em domesticidade por pessoas que adquirem seus animais destes criadores ao invés da compra ilegal contribuem cada vez mais para o desestímulo do tráfico.


Pesquisa: Criatório Guajuviras.




Um comentário:

  1. Pena que o nosso governo não pensa da mesma forma de que os criadores de aves exoticas são mesmo importante para a preservação e ainda gera empregos , infelizmente em nosso pais as coisas demoram a acontecer até que seja tarde demais. Os senhores donos de grandes propriedades , fazendeiros, usineiros em nome do agronegócio e auto sustentação, colocam fogo e produtos químico em tudo e derrubam as florestas para o plantio de cana e mais cana e soja , etc...

    ResponderExcluir