Páginas

Cursos Gratuitos

sábado, março 14, 2015

Pássaro de hoje Tiziu (Volatinia jacarina).

Tiziu (Volatinia jacarina)

Os vários nomes vulgares deste pássaro, como tiziu, bate-estaca, serrador e serra-serra, fazem alusão ao canto e ao pulo vertical de cerca de 1 m que o macho executa na época da reprodução.


Classe: Aves



 Ordem: Passeriformes

Família: Emberizidae

Nome científico: Volantinia jacarina

Nome vulgar: Tiziu

Categoria: Indeterminado

Os vários nomes vulgares deste pássaro, como tiziu, bate-estaca, serrador e serra-serra, fazem alusão ao canto e ao pulo vertical de cerca de 1 m que o macho executa na época da reprodução, partindo de um galho seco. Durante estes saltos, ele canta, bate as asas, expões a mancha branca das penas axilares e produz um ruído característico com as rêmiges. O macho delimita um território tão pequeno que está entre os menores observados para os pássaros. É uma espécie migratória, desaparecendo de São Paulo durante o inverno.

Alimentação: sementes e insetos.


Nidificação: o macho toma a iniciativa na construção do ninho, que tem a forma de taça, com cerca de 7 cm de diâmetro e 3,5 cm de profundidade. Ele é construído com pecíolos foliares, capins secos e raízes finas entrelaçadas frouxamente, situado a pouca distância do solo, em arbustos. Os ovos, geralmente 2, são brancos ou fortemente esverdeados, salpicados de castanho-avermelhado e medem 17 x 12 mm. A incubação, que dura cerca de 11 dias, é tarefa da fêmea, embora o macho participe eventualmente e leve alimento para ela. Os tizius reproduzem-se em qualquer estação e cada fêmea tem até 3 posturas anuais.

Hábitat: áreas abertas, capinzais, parques e jardins.

Tamanho: 12,0 cm
Fonte: USP 

Na Raupp & Pássaros, você pode fazer sua caneca personalizada conforme seu pássaro e seu desenho ou foto!









Nenhum comentário:

Postar um comentário